Quem se esquece da mineradora Samarco?
Com dívidas de R$ 50 bi, a mineradora controlada pela VALE e pela BHP, ingressou com o pedido de recuperação judicial no último dia 09 e no dia 12, foi deferido pela Justiça de Minas Gerais.
É isso mesmo!
Decretada a recuperação judicial, a empresa está blindada de todas as ações judiciais de execução de dívidas com credores, bancos e estrangeiros detentores de títulos de dívida.
A empresa retomou as atividades em 2021, já que desde 2015 estavam suspensas e a retomada foi do equivalente a pouco mais de 20% da capacidade total.
Sob esse aspecto, as dificuldades da mineradora chegaram no limite e a RJ é exatamente para evitar o escalonamento da dívida e a parada total das atividades que decorreriam da falência.
Nas palavras da Vale “O pedido de RJ formulado pela Samarco tem o objetivo de preservar sua recente retomada operacional, os empregos e o cumprimento de suas obrigações socioambientais. A RJ traz um ambiente organizado de proteção ao patrimônio e aos ativos da Samarco e de reestruturação do elevado nível de endividamento na sua estrutura de capital”, afirma a Vale.
A controladora advertiu que as negociações indenizatórias em nada serão afetadas.
A Recuperação Judicial sempre será uma alternativa viável e legal para toda e qualquer sociedade empresária ou empresário que esteja enfrentando dificuldades para manter as atividades comerciais e a função social.